O que fazer com a taxa Selic a 4,5%?

Em mais uma reunião do Copom, ontem (11) O Banco Central decidiu cortar a taxa Selic (taxa básica de juros) em 0,5 ponto percentual. Com isso a Selic agora está em 4,5% ao ano, menor taxa da história.

É importante você saber que essa taxa serve de referência para outras taxas praticadas no mercado financeiro.

Agora você pergunta: “Tá, como essa taxa influência minha vida?”

Pois bem, esses cortes na Selic que o BC vem fazendo estimulam o consumo, com isso as pessoas compram mais, e compram a prazo. Quando a Selic está alta, estimula as pessoas a reservarem seu dinheiro, diminuindo o consumo.

Em tese, os bancos acompanham essa diminuição quando você vai pedir um crédito.  

Outro ponto que a diminuição da Selic afeta nossas vidas é nos investimentos. Como citado antes, a taxa Selic serve de referência para investimentos em Renda Fixa, como o Tesouro Direto por exemplo.  Mas o que mais afeta é a aplicação financeira mais popular do país, a poupança, que agora está dando prejuízo com esse novo anúncio do BC. Ou seja, a rentabilidade da poupança está perdendo para a inflação, e assim você perde dinheiro deixando-o “rendendo” na poupança.

E o que fazer?

Para especialistas do mercado financeiro, essa nova taxa veio para ficar um bom tempo. O cenário antigo com juros altos e garantidos como era antigamente já foi, e agora será preciso assumir mais risco para ter uma rentabilidade maior. Isso não quer dizer que você precisa tirar todo seu dinheiro e correr para a Bolsa de Valores, de jeito algum.

Para as pessoas mais conservadoras a dica é procurar títulos do Tesouro Direto, assim você terá uma rentabilidade um pouco maior, mas nada expressivo, pelo menos você não perderá dinheiro com a inflação. Essa é uma ótima opção para deixar a reserva de emergência.

Outras opções são buscar investimentos em CDB, LCI e LCA. Mas fique muito atento as taxas cobradas pelas instituições financeiras, as vezes a taxa acaba comendo todo o rendimento do seu investimento. Não caia no papo do gerente do seu banco, sempre pesquise antes.

Conclusão:

Agora não terá mais a comodidade de deixar seu dinheiro na poupança, será preciso mais esforço e conhecimento para conseguir uma rentabilidade boa no mercado, o que por um lado é muito bom, quanto mais conhecimento em tipos de investimento, mais você consegue rentabilizar seu dinheiro comparado a poupança. Mas lembre-se, existem investimentos em Renda Fixa e Renda variável, e você precisa primeiro conhecer o seu perfil de investidor.

Mesmo na Renda Fixa, você pode perder dinheiro se não cumprir o prazo de resgate do seu título, caso seja indexado ao IPCA ou Pré-fixado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: