O terror das finanças – O cheque especial!

Essa palavra causa muito calafrio nos brasileiros. Todos que possuem uma conta corrente em banco (ou sua grande maioria) já deve ter se deparado com essa modalidade muito comum em bancos grandes.

Mas afinal de contas, o que é o cheque especial?

Cheque especial é uma modalidade de empréstimo pré-aprovado disponibilizado diretamente na conta do correntista. O dinheiro fica ali “disponível”, mas essa disponibilidade custa caro, bem caro para ser sincero.

Por que o cheque especial tem juros altíssimos?

Bem, toda essa praticidade que o banco te oferece vai te custar bem caro caso seja necessário você usar esse dinheiro. Isso porque, o banco te empresta dinheiro sem pedir nenhuma garantia, diferente de como acontece quando é um serviço de empréstimo pessoal.

Ou seja, todo esse risco que o banco corre por ter emprestado o dinheiro para uma pessoa que pode se tornar inadimplente, vai ter um custo, e neste caso, bem caro.

A taxas médias praticadas pelos grandes bancos no final de 2019 estava em torno de 302,5%.

O que significa que seu dinheiro na poupança precisa render mais ou menos 300 anos para bater essa taxa do cheque especial.

Sim, isso é um abuso, mas o Banco Central (BC) tomou uma medida que ajuda um pouco os correntistas, mas por outro lado, cobrará 0,25% por mês se você tiver mais que R$500,00 disponíveis no cheque especial. Os bancos desde Janeiro de 2020 irão ter um teto de 8% ao mês nos juros do cheque especial. 

Sobre a taxa de 0,25% ao mês criada pelo BC, os bancos terão que avisar com até um mês de antecedência antes de começarem a cobrar por isso, assim, você consumidor é quem fará a escolha de optar por este serviço ou não, afirma Guilherme Farid, chefe de gabinete do ProconSP.

Conclusão

O que aprendemos com tudo isso é que de forma alguma vale a pena usar esse dinheiro disponibilizado pelos bancos, a não ser em casos que não exista outra opção. Se faltar dinheiro, é melhor pedir um crédito pessoal, pois as taxas são inferiores.

Não vale a pena cair em uma bola de neve somente pela praticidade do cheque especial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: